terça-feira, 23 de outubro de 2012

The Last OF US



Elenco

Os papéis de ambos os personagens principais do jogo, Ellie e Joel, são interpretados por Ashley Johnson e Troy Baker. Joel é um sobrevivente e anti-herói, e Ellie é uma menina de 14 anos muito sábia para a sua idade, mas não tem memória do mundo pré-apocalipse.

Cenário

The Last of Us começa numa zona de quarentena em Boston, vinte anos depois da praga. A órfã de 14 anos, Ellie, vive numa pequena casa de madeira, e Joel, um traficante que vende drogas e armas no mercado negro dentro da zona de quarentena. Num evento desconhecido acontece e Joel promete a um amigo que está a morrer que irá proteger Ellie e ajudá-la a escapar. Assim ambos saem da zona de quarentena, e o jogo começa a percorrer várias áreas dos Estados Unidos, incluindo a cidade de Pittsburgh pós-apocalíptica e outras localizações agora reclamadas pela natureza. Evidentemente, as coisas viram para pior, quando os militares depressa se apercebem da sua fuga e começam a persegui-los. Depois de um esconderijo deixar de ser seguro, Joel e Ellie continuam a sua viagem pelos Estados Unidos, e as suas tentativas desastrosas para escapar às forças da lei começam-se a desdobrar. Ao longo do caminho, o duo também terá de enfrentar vários inimigos, desde humanos infectados a outros sobreviventes como caçadores ou ladrões. Também é sugerido que a sobrevivência envolverá tanto matar como revistar os corpos.

Jogabilidade

O combate em The Last of Us desenvolve-se primariamente em combates corpo-a-corpo. As armas do jogo são degradáveis e os projecteis serão crudes como um tijolo. Enquanto as armas de fogo podem ser procuradas, a sua munição é muito escassa. A Naughty Dog assegurou que em The Last of Us nunca irá resultar no jogador a correr pelo ambiente a disparar sem cuidado e em automático. A saúde não regenera, forçando o jogador a ser mais conservador. A ênfase em expor a fragilidade do jogador ajuda a acentuar a pressão para sobreviver num mundo áspero.
O jogador controla Joel, enquanto Ellie, controlada pela AI, permanece junto a Joel durante grande parte do jogo. O modo cooperativo não irá existir no jogo, no entanto a Naughty Dog afirmou que The Last of Us não é "uma grande missão de escolta." Ellie é uma personagem de suporte em vez de uma vitima frágil: por exemplo, ela pode chamar inimigos para Joel e ajudá-lo atirando objectos como tijolos. Ellie pode morrer, mas também pode defender-se até certo nível, usando armas ou a sua astucia para escapar ao perigo.
Durante o jogo, o jogador é obrigado a confrontar-se com os Infectados (ex-humanos infectados com um fungo) e com os Sobreviventes (humanos, que apesar de não estarem infectados são também hostis). Cada tipo de inimigo tem padrões de AI muito distintos, com os humanos a serem particularmente competentes: conseguem trabalhar juntos, confiando informação importante uns com os outros, conseguem fugir, trocar de táticas dependendo se Joel tem uma arma de fogo ou uma arma branca, e até se podem render se souberem que já estão derrotados. Acima de tudo, a AI inimiga é muito adaptável, oferecendo muitas variáveis dinâmicas com a qual o jogador se vai confrontar. A Naughty Dog designou a sua programação da AI com o nome "Balança de Poder".
O jogo também contempla uma gestão de inventário e um sistema de combinação de objectos. A qualquer altura, Joel pode abrir a sua mochila para combinar ou usar objectos, como por exemplo para fazer um coquetel molotov.

Ao contrário de Uncharted, os jogadores podem interagir com objectos no ambiente por causa da história de fundo ao invés da sua mera progressão. Por exemplo, quando os jogadores vêm um poster de um filme, podem escolher interagir com ele ou não. Os itens com a qual o jogador pode interagir ficam iluminados.

Desenvolvimento


Mecânicas de stealth e cobertura poderão ser usados, como mostra nesta imagem os dois protagonistas do jogo, Joel e Ellie, escondidos atrás de um automóvel enquanto outro sobrevivente revista o lugar.
O jogo foi publicitado antes dos Spike Video Awards em 29 de novembro de 2011, com publicidade na Times Square mencionando "um exclusivo PS3 que você não vai acreditar". Trailers iniciais mostraram um evento apocalíptico, incluindo motins, epidemia, quarentena, violência e assim como um clipe do programa da BBC "Planeta Terra" mostrando uma formiga infectada com Cordyceps unilateralis, um fungo perigoso parasita que normalmente mata os insetos, como formigas.
Nos Game Awards da Spike TV, a Sony revelou oficialmente o jogo, um novo IP da Naughty Dog. Um trailer da jogabilidade, descrito como retirado da PS3, mostrou um homem e uma adolescente a revistar e a matar outros sobreviventes, o que parecia ser pessoas com o crescimento de fungos incomuns, antes de se dirigirem para uma cidade em ruínas cobertas de vegetação que lembra o filme I Am Legend.
Logo após a inauguração, co-presidente da Naughty Dog, Evan Wells, comentou no Blog PlayStation mais alguns detalhes:
"The Last of Us é uma experiência de gênero-definindo que mistura elementos de sobrevivência e de ação para contar a história de uma personagem e de uma praga moderna que dezima a humanidade. A natureza invade a civilização, forçando os sobreviventes restantes para matar por comida, armas e tudo o que podem encontrar. Joel, um sobrevivente cruel, e Ellie, uma jovem corajosa adolescente, devem trabalhar juntos para sobreviver na sua jornada que resta dos Estados Unidos." - Evan Wells
O anúncio também confirmou que o novo projeto está sendo liderado pelo diretor dos estudios Bruce Straley e o diretor de Uncharted 2: Among Thieves Neil Druckmann. O designer deEnslaved: Odyssey to the West, Mark Richard Davies, também tem estado a trabalhar no jogo. Depois de Uncharted 2: Among Thieves ser editado em 2009, alguns elementos da equipa de produção formaram a equipa de The Last of Us, enquanto que os que ficaram começaram a produzir Uncharted 3: Drake's DeceptionThe Last of Us marca a primeira vez que a Naughty Dogtornou-se um estúdio de duas equipas. Também é a primeira vez que o estúdio introduziu uma segunda IP na mesma geração de hardware.
Neil Druckmann afirmou que os papéis de ambos os personagem principais do jogo, Ellie e Joel, seriam interpretados por Ashley Johnson e Troy Baker.
Numa entrevista ao USA Today, o co-presidente da Naughty Dog, Christophe Balestra disse que estão a tentar mover os videojogos para uma área elevada e respeitada da mesma forma que um filme. "Nós queremos redefinir como os nossos produtos são chamados," disse Christophe Balestra. "Videojogo já não é o termo correcto. Não é necessariamente um jogo com regras e um vencedor ou perdedor. É uma experiência." O artigo confirma que Last of Us é de fato uma experiência "cinemática" na terceira pessoa.
Bruce Straley, diretor de The Last of Us, afirmou numa entrevista à revista GameInformer que o jogo "irá ter algum tipo de componente online". Mais tarde, em junho de 2012, em entrevista ao Examiner, Neil Druckmann, diretor criativo em The Last of Us, confirmou que o jogo vai ter modo multijogador e que a campanha não irá ter modo cooperativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário